Apresentação

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) vem oferecendo Pós-Graduação “Stricto Sensu” em Solos e Nutrição de Plantas, em níveis de mestrado e de doutorado, desde 1977 e 1982, respectivamente. Os cursos mantiveram conceitos A, de acordo com as avaliações da CAPES, desde 1983/84 para o Mestrado e, desde 1992/93 para o Doutorado. No julgamento de 1996/97, a unidade avaliada deixou de ser o curso, passando a ser considerado o Programa de Pós-Graduação. Na nova sistemática, com notas variando entre 1 e 7, o programa recebeu nota 6, indicativa de padrão de excelência pelos critérios da CAPES.

O estudante trabalha em regime de tempo integral, sob a supervisão de uma Comissão Orientadora. O plano de estudo é elaborado com base na preparação prévia do estudante, de acordo com seu interesse de treinamento e os objetivos do programa.

O Programa oferece as áreas de concentração em Manejo do Solo e Meio Ambiente, Geoquímica e Processos Pedogenéticos e Fertilidade do Solo.

De acordo com o interesse, o estudante poderá especializar-se em Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, Gênese, Morfologia e Classificação, Mineralogia, Química, Física, Matéria Orgânica, Manejo e Conservação do Solo, Solos Florestais, Recuperação de Áreas Degradadas, Relação Solo-Ambiente, Impactos Ambientais e Geoprocessamento.

O candidato ao mestrado e ao doutorado deverá cursar o mínimo de 24 créditos, fazendo ao menos cinco disciplinas dentre as disponíveis.

Exige-se do candidato ao título de “Magister Scientiae” ou de “Doctor Scientiae” o preparo e a defesa de uma dissertação/tese, baseada em pesquisa original e conduzida sob a supervisão de uma Comissão Orientadora. O candidato ao título de “Doctor Scientiae” deverá se submeter ao Exame de Qualificação previamente à defesa da tese.

O Programa concede bolsas de estudo, por no máximo 22 e 40 meses, para mestrado e doutorado, respectivamente, por meio dos programas de fomento da CAPES, do CNPq, da FAPEMIG e convênios especiais com empresas públicas e privadas. Para tanto, o candidato deve satisfazer requisitos regimentais específicos. O estudante estrangeiro deverá possuir recursos próprios para sua manutenção.

 

BUSCA NO SITE

Endereço

Programa de Pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas
Departamento de Solos
Universidade Federal de Viçosa
35670-900 – Viçosa – MG

E-mail: snp@ufv.br

Tel:  (31) 3899 2632
Fax: (31) 3899 2648

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress